Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


A formação inicial do professor de português: o curso de Letras em análise

Autores:
Ana Cristina Pereira da Silva (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Andréia da Cunha Malheiros Santana (UEL - Universidade Estadual de Londrina)

Resumo:

A formação de professores tem sido tema recorrente de diversas pesquisas tanto na área da educação como na de língua portuguesa, é inegável a importância de uma boa formação docente na busca da melhoria da qualidade de ensino (GATTI, 2010),  esta pesquisa surge neste contexto e buscou identificar as lacunas presentes na formação inicial dos licenciados em Letras Português da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O estudo justifica-se diante da realidade apresentada por várias outras pesquisas já realizadas na área, das quais apontam uma formação inicial cheias de lacunas, que não atendem às necessidades profissionais dos licenciados frente ao ensino básico. A investigação ocorreu por meio da aplicação de um questionário para os alunos do 4º ano do curso, elaborado com questões relevantes para identificação de fatores inerentes à pesquisa. A partir das respostas foi traçado um perfil do licenciado, seus dilemas e as lacunas presentes em sua formação Esta pesquisa foi classificada como um estudo de caso e teve como principal fundamentação teórica os estudos de Gatti e Barreto (2009), Gatti (2010), Freitas (2003), Silva (2013), Saviani (2009), Paiva, Benevides (2006), Souza (2012), Geraldi (2006), e os documentos oficiais que regem a educação brasileira. Como resultado foi possível identificar a pouca articulação entre as disciplinas ditas de conteúdo e as pedagógicas, o pouco tempo disponível para as orientações dos supervisores de estágio e para a troca de experiências com os professores da educação básica e a insegurança dos estudantes para exercerem a futura profissão.


Agência de fomento:
CNPq