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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
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“É PRA COPIAR OU POSSO TIRAR FOTO?”: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE ESCRITA E USOS DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

Autores:
Caroline Souza Silva (CEFET-MG CAMPUS VARGINHA - Centro Federal de #Educação Tecnológica de Minas Gerais)

Resumo:

Por que jovens alunos de ensino médio resistem em escrever e registrar a matéria que lhes é fundamental para fixação e prática do conhecimento? Até que ponto as tecnologias portáteis podem ser aliadas no processo de ensino-aprendizagem de nossos alunos dessa era digital? A frase que dá título ao projeto, é muito ouvida entre professores e alunos, e reporta-nos a prática que muitos de nossos estudantes, atualmente, realizam em sala de aula. Isso nos conduz a alguns questionamentos sobre os aspectos positivos e negativos que a presença de tecnologias empreende em nosso cenário educacional. As facilidades portáteis e tecnológicas têm dificultado as práticas da escrita de mão – a manuscrita - nessa faixa etária e segmento de ensino, em atividades intra e extraclasse, de variados conteúdos. No entanto, ao mesmo tempo, têm sido motivo de reflexões sobre como podemos tornar o uso de tecnologias como parceiras do cotidiano escolar, de modo prático e produtivo para todos os envolvidos. Por meio do uso do celular, por exemplo, tem-se a conexão com o mundo,  e desse modo, o hábito de utilizar outros recursos e formas  para o registro da escrita, como fotografar o caderno ou a matéria exposta no quadro -  tem sido a ação cotidiana desses alunos. Com base em Marcuschi e Xavier (2004)  e  Le Voci Sayad (2012) essa  investigação  propõe-se a refletir sobre essa questão contemporânea, a partir de interlocuções e indagações com os alunos do Cefet-MG,  Varginha, bem como  a buscar sugestões e intervenções que visem compreender esse paradigma e amenizar os impactos dessa prática, visando equilibrar, de modo didático e dinâmico, o uso de tecnologias e consolidação de habilidades de escrita.


Agência de fomento:
Fapemig/CEFET-MG