RESUMO: Propõe-se, neste artigo, a estudar a linguagem em uso, nas interfaces semântico/pragmática, discutindo a relação entre essas teorias e o ensino a partir de gêneros textuais híbridos – textos produzidos em sala de aula e em outros contextos – nas Disciplinas: Língua Portuguesa e Linguística na PUC GO. As análises do material selecionado e organizado para este estudo serão apoiadas em teorias Linguísticas, Pragmáticas e Semióticas dos estudiosos: Herman Parret, Iuri Lótman, Maria Augusta Babo, Mônica Mano Trindade Ferraz, Erivaldo Nascimento, Maria Vanice Barbosa e outros estudiosos. Investiga-se como se aprende a ler, compreendendo meandros do processo criativo, ao nível do conteúdo, estilo e estrutura. Indaga-se sobre o que é texto e textualidade? E como esta é recebida pelo leitor problematizando questões de linguagens – usos e ações ligadas a um movimento ininterrupto de interpretação, estudando linguagens: verbal e não verbal entrançadas por percepções, leituras de coisas e signos, de vida e de humanidades armadilhadas no maquínico, numa metodologia das molduras. A vida nos contextos das escritas e oralidades são histórias e cultura e memórias e artes que retram contextos inter, multi pluri e transdisciplinares. Vale-se da biomimética para o mapeamento de alguns contextos de produção textual.
Palavras-chaves: Semântica, Pragmática, Semiótica, Sentido, Significação.