Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Do manuscrito ao digital: Plataforma de escrita e reescrita de textos dissertativos-argumentativo

Autores:
Kênia de Souza Oliveira (IFMS - Instituto Federal do Mato Grosso do Sul) ; Franz Eubanque Corsini (IFMS - Instituto Federal de Mato Grosso do Sul)

Resumo:

Este trabalho tem por objetivo apresentar a plataforma de correção de textos  desenvolvida pelos docentes do IFMS-campus Ponta Porã. O projeto surgiu como tentativa de alinhar a disciplina Língua Portuguesa à  disciplina Linguagem de Programação. Nesse sentido, durante as aulas de Língua Portuguesa, ao se trabalhar com a produção de textos dissertativos-argumentativo e com os critérios de avaliação dessa tipologia, sugeriu-se a criação de uma plataforma de correção textual, objetivando a entrega de textos online e, consequentemente, o alinhamento de correção com diversos processos seletivos nacionais. Para a realização da tarefa empreendida, utilizaram-se as linguagens de programação PHP e HTML5 com Bootstrap. A  metodologia utilizada para o desenvolvimento da plataforma foi a prototipicação. Adotaram-se essas linguagens de programação e metodologia por atenderem às habilidades e às competências de alunos do Técnico integrado ao Ensino médio, facilitando na programação da plataforma durante as aulas de informática. Quanto aos critérios de correção textual, baseou-se na Matriz de Referência de Correção de Redação do ENEM. O embasamento teórico para a criação da plataforma deu-se pela aplicação dos pressupostos de Pressman(2011) e para a correção textual adotou-se Costa Val(2006), Koch(2006), Marcuschi(2009) e Travaglia(2012).Desse modo, constituem-se como resultados: i) os alunos participantes consigam ler, interpretar e produzir textos progredindo tematicamente e construindo o sentido global textual, ao utilizar-se dos recursos coesivos mobilizados e da adequação gramatical relativa ao tipo dissertativo-argumentativo; ii) complementação da formação técnica dos estudantes, ao aprofundar seus estudos em relação à linguagem de programação.