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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


“Triste, louca ou má”: projeção do sujeito feminino no discurso da canção

Autores:
Carlos Vinicius Veneziani dos Santos (IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo)

Resumo:

Esta pesquisa tem por objetivo mostrar de que maneira a canção “Triste, louca ou má”, interpretada pelo conjunto musical Francisco, El Hombre, consegue traduzir a expressão de um eu lírico feminino não apenas com marcas de gênero, mas também associando ao sujeito enunciador da canção características figurativas das figuras femininas oprimidas pelo patriarcalismo e pelo machismo no Brasil. O trabalho analisa a letra da canção, a melodia da voz, o arranjo e o aproveitamento do fonograma como videoclipe. Para tanto, são utilizadas as categorias da semiótica greimasiana, com foco no estudo do nível discursivo (enunciação, tematização e figurativização), as categorias da semiótica da canção a partir das contribuições de Luiz Tatit, e as contribuições de Antonio Vicente Pietroforte para análise das relações semióticas entre visualidade e expressão musical. A análise realizada inicia-se pelo plano verbal, abordando a letra da canção como um todo, sua segmentação em estrofes e refrão, a musicalidade da dicção, oposição semântica mínima, percurso narrativo, projeções discursivas. Em seguida, os recursos melódicos são investigados, com base na localização das inflexões figurativas da voz e nas escolhas melódicas da linha vocal e do arranjo. Por fim, mostra-se a solidariedade do caráter assertivo da condução da voz com as expressões corporais das mulheres que dançam no videoclipe para a construção do sentido de libertação e afirmação de identidade de gênero. Discute-se, ainda, a questão da ilusão enunciativa na canção e de que forma essa particularidade de linguagem contribui para a construção de um eu lírico feminino que projeta a historicidade da condição da mulher, e não a individualidade feminina em situação particular.