O ENSINO DA MODALIDADE ORAL DA LÍNGUA A PARTIR DA ARGUMENTAÇÃO NO GÊNERO DEBATE: OS PERCALÇOS ENCONTRADOS NO ATO DE ARGUMENTAR | Autores: Leiliane Aquino Noronha (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido) ; Elaine Cristina Forte-ferreira (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido) ; Rosângela Ívina Araújo dos Santos (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido) |
Resumo: O estudo aqui apresentado trata de uma parte da nossa dissertação, desenvolvida no Programa de Mestrado em Ensino – POSENSINO, e está centrado na oralidade como objeto de ensino por meio do uso de gêneros discursivos, especificamente o debate, levando em conta a argumentação. Nosso objetivo a partir deste recorte da pesquisa é apontar as técnicas argumentativas mais recorrentes utilizadas por debatedores em um debate regrado disponível na internet e de que modo elas intervêm na produção deste gênero oral argumentativo. Para embasar teoricamente o trabalho que aqui desenvolvemos, apoiamo-nos principalmente nos estudos de Marcuschi (2001; 2008), Marcuschi e Dionísio (2007), Bueno (2009), Aquino (2015) e Perelman; Tyteca (2014). Desenvolvemos uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo documental (MINAYO, 2001; GIL, 2008; GODOY, 1995) e como percurso metodológico traçado na busca pelo alcance de nosso objetivo, analisamos um debate político disponível no site YouTube.com enquanto gênero oral eminentemente argumentativo e em seguida executamos os procedimentos analíticos com base na Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados do processo de análise demonstraram a existência de percalços no momento da produção do gênero debate e, assim como Forte-Ferreira (2014), elencamos categorias ao fim da análise dos dados: o preparo prévio; a gestão do tempo; o uso de recursos argumentativos; a partir destes percalços, acreditamos que é possível delinear caminhos para o ensino sistematizado da oralidade levando em conta a argumentação.
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