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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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PROFESSOR, VAMOS RESENHAR? PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA

Autores:
Patrícia Silva Rosas de Araújo (UEPB - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA)

Resumo:

Ninguém nascer leitor ou escritor. Essas habilidades são adquiridas ao longo de nossas experiências de letramento. Assim, quanto mais imersos estivermos nas diversas práticas de letramento (social, escolar, religiosa, trabalho etc.), mais desenvolveremos a competência para agir socialmente por meio da língua/agem.  Nesse contexto, a leitura e a escrita constituem um tema relevante nas metodologias de ensino que se inspiram nas teorias de gêneros discursivos, e determinam a noção de gênero como objeto de ensino e de texto como unidade de análise, a exemplo dos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), das OCEM (Orientações Curriculares para o Ensino Médio) da BNCC, e os diversos referenciais curriculares dos estados brasileiros.  Sabemos das dificuldades dos alunos em produzir gêneros. Dentre as muitas dificuldades, apontamos a falta de uma atividade sistemática, com materiais pedagógicos adequados. O objetivo deste trabalho é discutir sobre a formação de leitores-escritores do gênero resenha no âmbito escolar. Tomaremos por base os estudos bakhtinianos sobre os gêneros discursivos. Nossa análise parte de resenhas produzidas por alunos do ensino fundamental de uma escola pública situada no município de Queimadas. Os resultados parciais da análise apontam que o gênero resenha ainda é pouco explorado nas salas de aula da educação básica. No entanto, consideramos esse gênero de suma importância para inserir o aluno nas demais práticas de letramento que envolvam a leitura e a escrita.

 

"O presente trabalho foi realizado com apoio e financiamento da Fundação Itaú Social em parceria com a Fundação Carlos Chagas, no âmbito do Edital de Pesquisa anos finais do ensino fundamental: adolescências, qualidade e equidade na escola pública".