Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


LEITURA E LITERATURA NA SALA DE AULA: DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR À PRÁTICA DOCENTE

Autores:
Dalva Patricia de Alencar (SEDUC - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO CEARÁ)

Resumo:

Ser capaz de recriar outras vidas e outros universos. Construir um sentido para nossa existência a partir das leituras que fazemos de si, do outro e do mundo. Ser e saber se impor como cidadão diante de uma sociedade que marginaliza e exclui. É assim, diante de tantas possibilidades que se constrói o leitor. Partindo desse pressuposto, a pesquisa proposta tem como objeto de estudo as discussões acerca das relações existentes entre a formação dos professores de Literatura e a sua prática docente no processo de ensino-aprendizagem. Inserido na especialidade Literatura e Educação: os conceitos de infância e juventude na Literatura e os desafios da contemporaneidade na formação do leitor literário, o presente texto objetiva ampliar o debate sobre Literatura e Formação de Professores, e, como desdobramento de tal análise, discutir os desafios que tangem o trabalho do professor de Literatura no âmbito da sala de aula. Utilizando como aporte teórico os trabalhos de Aguiar e Bordini (1993), Lajolo (1996), Rocco (1992) e Zilberman (1989), esta pesquisa aponta para a necessidade de se promover uma reflexão sobre a Literatura e seu ensino, que contribua qualitativamente para a promoção de novas metodologias, e de práticas significativas que permitam o desenvolvimento pleno da competência leitora, tendo em vista o caráter humanizador, cultural, histórico e social da Literatura.