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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A RELAÇÃO INTERSEMIÓTICA ENTRE POESIA E FOTOGRAFIA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores:
Lorena Ribeiro Melo (IFG - INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS) ; Paula Graciano Pereira (IFG - INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS)

Resumo:

O rompimento dos limites que separam os componentes curriculares é um desafio no cotidiano escolar. As concepções pedagógicas atuais do Ensino Médio, bem como seus pressupostos definidos por documentos norteadores oficiais preconizam a interdisciplinaridade. Mas, na prática é uma tarefa ainda complexa, senão inacessível. A partir deste contexto desafiador, esse trabalho se propõe a explorar a relação entre duas linguagens: a literatura (poesia) e a fotografia, que estão representadas, no currículo escolar, pelas disciplinas de Língua Portuguesa e Artes, respectivamente.  O intuito é contribuir para a formação integral dos estudantes ao levá-los a refletir sobre a “integração e articulação dos conhecimentos, num processo permanente de interdisciplinaridade e transdiciplinaridade”, como propõem os Parâmetros Curriculares Nacionais (1999, p. 20). Pretendemos também mostrar que a relação entre a fotografia e a poesia podem ser formas de representações não-literárias de textos verbais e ampliar a visão dos alunos sobre as possibilidades das referidas artes.  Por enxergar o sujeito como um ser histórico-social, planejamos possibilitar ao estudante, através do trabalho das especificidades e da integração das expressões artísticas, o desenvolvimento e aquisição de habilidades artísticas, conhecimento sobre os movimentos literários expressivos, leitura e senso crítico. A aproximação entre o texto literário e outras artes já foi explorada por diversos autores, sob a perspectiva da relação intersemiótica entre elas. Neste panorama, o desenvolvimento deste projeto toma como embasamento teórico o estudo das interartes e seus desdobramentos. Teóricos como CLÜVER (1997), JAKOBSON (2003), MOSER (2006), PLAZA (2001) e PRAZ (1982) fundamentarão nossa discussão. Como metodologia de trabalho, estão pensadas aulas expositivas, dialogadas e práticas conduzidas nas aulas de Língua Portuguesa de turmas do 4º ano dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás.