Elisângela Cristina do Nascimento (ProfLetras/UFRN)
brancacrist@gmail.com
RESUMO
A partir da observação e de atividades de leituras ministradas em sala de aula no 6º ano do ensino fundamental, e com base no diagnóstico realizado na turma verificou-se a necessidade de trabalhar estratégias de compreensão leitora que favoreçam a formação do leitor. O “ponto de partida” e de “chegada” foi a leitura de fábulas e de contos, com enfoque na compreensão leitora. Esta pesquisa tem como objetivo geral é desenvolver estratégias de leitura que contribuam para o desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos. São objetivos específicos: a) descrever como as concepções de leitura sustentam as estratégias de compreensão leitora dos alunos; b) sistematizar as estratégias de leitura para a construção do sentido do texto, com predominância narrativa, tais como fábulas e contos, partindo de um contexto mais simples de compreensão para o entendimento do mais complexo; e d) propor uma intervenção teórico-metodológica que envolva as estratégias de compreensão leitora. Adota-se uma intervenção pedagógica que possa favorecer a formação do leitor crítico e autônomo. Para tanto, utilizam-se como procedimentos metodológicos o ensino de estratégias de compreensão leitora propostos por Solé (1998); oficinas de leitura, conforme Lopes-Rossi (2011); e a sequência narrativa de Adam (2008) com algumas adaptações. Tem-se, ainda, como aporte teórico sobre concepções de leitura e as estratégias para compreensão leitora os estudos de Soares (2000, 2001, 2010), Martins (1994), Kleiman (1999, 2011, 2013), Freire (2011), Geraldi (1997, 2003, 2010) e Marcuschi (2008). Os resultados das produções apontam que o trabalho de intervenção possibilita melhoras significativas no desempenho leitor dos alunos e que é possível desenvolver a compreensão leitora quando as estratégias de compreensão são trabalhadas de forma coordenada.
PALAVRAS-CHAVE: Estratégias de leitura. Compreensão leitora. Fábulas e contos.