Poster
| Textos multimodais e multiletramentos: um estudo de caso na Engenharia Civil da unidade Varginha-MG | Autores: Jéssica Brito (CEFET-MG CAMPUS VARGINHA - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais) ; Marcelo Spuri (CEFET-MG CAMPUS VARGINHA - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais) ; Denison Maciel Arantes (CEFET-MG CAMPUS VARGINHA - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais) ; Naiara Lima (CEFET-MG CAMPUS VARGINHA - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais) |
Resumo: Em tempos de cultura digital, o texto, na forma mais tradicional em que é conhecido, ganhou novos conceitos, sentidos, formas, conteúdos e interatividade que o tornam mais dinâmico na interação com seu interlocutor. E esta premissa amplia-se para todas as esferas sociais e seus usos, bem como no campo de atuação profissional de muitos cidadãos, onde os textos circulam de modo mais rápido , com variedade considerável e mesclas composicionais que os tornam multimodais. Com a implantação do curso de Engenharia Civil na unidade Varginha (2013-2015), surgiram, em 2016, na disciplina de Português Instrumental I, os primeiros multiletramentos e entraves nos processos de leitura, compreensão, interpretação e produção de textos, sobretudo os mais específicos do curso: a diversidade na faixa etária e letramentos da turma daquele período, viabilizaram a discussão em torno dos gêneros e tipos textuais que os futuros engenheiros precisam compreender e dominar, neste contexto on-line. Além da resistência natural à disciplina, por ser da área de ciências da linguagem e humanas, os alunos apresentavam dificuldades relevantes no que tange aos domínios discursivos textuais básicos (SCHNEUWLY e DOLZ, 2010), ao reconhecimento e particularidades dos textos e à produção dos mesmos, o que implicava adiante em dificuldades para utilizar-se dos gêneros mais específicos do curso, como laudos, pareceres técnicos, ordem de serviço em obras, etc. Por isso a dimensão plurissignificativa da realidade que os textos multimodais apresentam em sua forma, conteúdo, interatividade e receptividade, quando reconhecidos, em muito pode ser explorada em atividades de leitura e produção em cursos de graduação. A partir desta breve problemática, esta pesquisa propõe-se em aprofundar na coleta de textos que permeiam o universo profissional e acadêmico do aluno de Engenharia Civil do CEFET-Varginha, e organizar um material de auxílio à disciplina de Português Instrumental I, dada no 1º período do curso.
Agência de fomento: Fapemig/CEFET-MG |
|