COMPREENSÃO LEITORA SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL E ÉTNICO-RACIAL EM LDS DE LÍNGUA PORTUGUESA A ARTES
Jéssica Jainne dos Santos (UERN/Brasil) Orientador (a) Francisca Maria de Souza Ramos Lopes (UERN/Brasil)
Nesse estudo, pensamos as práticas de leitura e escrita como elementos que se intersectam ao ambiente escolar e, por esse viés, contribuem para o crescimento integral dos discentes, de forma que intermediados por práticas diversas de compreensão leitora os sujeitos se valorizam e aprendem a valorizar o outro em suas particularidades econômicas, sociais, étnicas e culturais, dentre outras. Com foco nessa discussão, perguntamo-nos se os discursos que circulam em livros didáticos (doravante LDs) de Língua Portuguesa e Arte contribuem para ampliar a compreensão leitora dos alunos sobre a diversidade cultural e étnico-racial constituinte da história do povo brasileiro. Os fundamentos teóricos que respaldam a pesquisa advêm da Linguística Aplicada (LA) focando a vertente contemporânea da LA crítica, híbrida mestiça, indisciplinar e transgressiva. A metodologia dar-se-á pela análise de LDS, a partir de dois eixos: a) textos com conteúdos temáticos sobre a diversidade cultural e étnico-racial brasileira; b) imagens, tais como pinturas, esculturas, ilustrações de pessoas e de lugares, representativas da visibilidade ou da invisibilidade da diversidade étnico-cultural brasileira. A pesquisa está atravessada pelas discussões sobre leitura em sua abordagem escolar, crítica e social. Os resultados são reveladores de que os LDs analisados se constituem de um conjunto de práticas discursivas da esfera escolar que envolve os usos da leitura em uma abordagem continua que precisa se inter-relacionar com outras linguagens. Posto isso, entendemos que o LD é um instrumento de trabalho em que o docente pode ampliar os discursos que são nele presenciados, possibilitando aos discentes práticas de compreensão leitora que ultrapassem os liames do LD.
Palavras-chave: Diversidade. Livro didático. Leitura.