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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Letramento literário negro na Academia

Autores:
Claudia Rocha da Silva (USP - Universidade de São Paulo)

Resumo:

O propósito da comunicação é discutir como são traçados (e trançados) os caminhos do letramento literário negro na Academia, na perspectiva de professores de literatura ou de outras disciplinas afins nas quais estejam incluídas literaturas africanas e/ou negra brasileira, visto que estas se tornaram foco de maior atenção na última década, em decorrência das alterações ocorridas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para atender à diversidade racial do país e narrar a história dos africanos e seus descendentes, de modo institucionalizado, por meio das leis 10.639/03 e 11.645/08. Assim, consideramos a relevância de refletirmos sobre esse letramento literário negro no bojo desta institucionalização, a qual suscitou alterações curriculares da educação básica, mas, também, nos cursos superiores, pois, segundo as Diretrizes curriculares nacionais para educação das relações étnico-raciais para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, necessário se faz que haja “articulação entre os sistemas de ensino, estabelecimentos de ensino superior, centros de pesquisa, Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros, escolas, comunidade e movimentos sociais, visando à formação de professores para a diversidade étnico/racial” (2004, p.17) já que se trata de “ampliar o foco dos currículos escolares para a diversidade cultural, racial, social e econômica brasileira” (2004, p. 17). Assim, importa compreender como os professores de ensino superior avaliam as alterações curriculares e como a prática pedagógica destes profissionais coadunam com o processo de transformação do ensino, visto que determinados professores adotam posições político-ideológicas em seu percurso intelectual (FERNANDES, 1966) direcionadas para, no mínimo, desestabilizar a narrativa hegemônica (RIBEIRO, 2017) e permitir que vozes outrora excluídas tenham espaço na Academia, tais como as vozes de escritoras e escritores, produtores de literaturas africanas ou literatura negra brasileira.

 

Palavras-chave: letramento literário negro; ensino superior; literaturas africanas; literatura negra brasileira