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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Ciências da linguagem e didática no Profletras: investigações sobre a relação teoria-prática

Autores:
Marcos Bispo dos Santos (UNEB - Universidade do Estado da Bahia)

Resumo:

As ciências da linguagem tomaram para si a responsabilidade social de apresentar contribuições para a superação dos problemas ligados ao ensino de Língua Portuguesa, componente curricular ainda marcado por um forte viés tradicionalista. Em função disso, verifica-se um grande volume de publicações voltadas para a aplicação de construtos teóricos das ciências da linguagem às diferentes subáreas que compõem o todo complexo da disciplina Língua Portuguesa. Em geral, essas propostas são apresentadas como modelos ideais e não como resultados de pesquisas aplicadas, nas quais são observados todos os aspectos didáticos e pedagógicos que caracterizam a escola como espaço institucional de educação formal. Por outro lado, a Didática é a ciência prática que tem a tarefa de considerar a educação em toda a sua complexidade (ALTET, 2001), contemplando a articulação entre os saberes a serem ensinados (conceituais, procedimentais e atitudinais) e os para ensinar (didáticos e pedagógicos ligados à formação do professor), políticos e institucionais. Dadas as diferenças entre as ciências da linguagem aplicadas (fragmentadas) e a didática (holista), esta pesquisa teve como objetivo investigar como se dá a relação entre saberes científicos, saberes didático-pedagógicos e saberes profissionais nos TCC do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Trata-se de uma pesquisa em andamento, prioritariamente qualitativa,  mas que recorrerá a métodos quantitativos sempre que se fizer necessário. A coleta de dados será feita em todas as unidades do Programa que disponibilizarem os TCC em formato digital. Em cada uma, será selecionado um trabalho de cada orientador, por eixo (leitura, produção textual e gramática). A análise dos trabalhos será feita com base nos seguintes critérios: i) adequação dos pressupostos teóricos aos objetivos da proposta de intervenção pedagógica; ii) adequação da proposta aos pressupostos teórico-metodológicos da didática; iii) adequação das atividades desenvolvidas ao contexto de aplicação.