O trabalho apresenta uma análise de duas produções da literatura de cordel brasileira contemporânea (K. Viana e V. Nascimento) que dialogam com contos maravilhosos dos irmãos Grimm e de C. Perrault. A literatura de cordel, que surge no Brasil no final do século XIX, desenvolve-se de diversas maneiras, com construções formais variadas e escolhas temáticas também plurais, possibilitando a análise por meio de muitas correntes críticas e garantindo o interesse do público adulto e infantil. Observa-se que a manifestação de características populares e orais do cordel também está presente na história dos contos maravilhosos. Este trabalho, portanto, tem como objetivo analisar obras voltadas para o público infantil que são releituras de contos maravilhosos na estrutura de cordel. Adotando como base teórica, além da Literatura Comparada (S. Nitrini; A. R. Sant'Anna), os Estudos Culturais (M. E. Cevasco), pretendemos incluir na discussão aspectos sociais, históricos e culturais relacionados ao contexto de produção e recepção das obras, com base na teoria de A. M. O. Galvão e P. Hunt. Dessa forma, será possível aproximar obras de contextos históricos e culturais diferentes para observar de que maneira os autores brasileiros transcendem o contexto regional típico do cordel por meio da releitura de contos maravilhosos, já tidos como clássicos da literatura infantojuvenil mundial.
Palavras-chave: cordel; conto maravilhoso; literatura comparada;