Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A Literatura de Temática da Cultura Africana e Afro-brasileira nos acervos do Programa Biblioteca da Escola (PNBE) para Educação Infantil

Autores:
Tatiana Valentin Mina Bernardes (PPGE/UFSC - Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina )

Resumo:

Esta comunicação objetiva apresentar pesquisa de mestrado, A Literatura de Temática da Cultura Africana e Afro-brasileira nos acervos do Programa Biblioteca da Escola (PNBE) para Educação Infantil, desenvolvida pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com orientação da Professora Doutora Eliane Santana Debus e tem como objeto os livros do acervo do PNBE para Educação Infantil, nas quatro edições (2008, 2010, 2012 e 2014). O objetivo foi mapear e analisar os livros de Literatura Infantil que focalizam as culturas africanas e afro-brasileiras, seja pelo conteúdo, temática da cultura africana e afro-brasileira, ou pela representação, texto e ilustração. Como aporte teórico, a respeito das políticas públicas de leitura, apoia-se em Araújo (2010, 2015), Oliveira (2008), Fernandes (2004, 2007, 2013); em relação à Educação Infantil, Abramovicz e Oliveira (2010, 2012), Bento (2012), Cavaleiro (2007), Cerisara (1999), Dias (2010, 2012), Kulmam Júnior (1999, 2012), Rosemberg (1985, 2007, 2012), Trinidad (2012); na Literatura e Literatura de Temática da Cultura Africana e Afro-brasileira, a Candido (1995), Debus (2007, 2009, 2012), Gouvêa (2000), Lajolo (2003), Lajolo e Zilberman (1985), Oliveira (2003), Souza (2001, 2003), Zilberman (2003); e, sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais, em Abramovicz e Oliveira (2010, 2012), Abramovicz (2012), Araújo (2015), Dias (2005), Gomes (2012), Passos (2012), Oliveira (2004), Bento e Pereira (2012). Para o desenvolvimento das reflexões e construção dos procedimentos de pesquisa, realizou-se uma análise quantitativa e qualitativa, de cunho bibliográfico e documental. O estudo se divide em três etapas: seleção e análise das listas dos livros enviados pelo PNBE à Educação Infantil; seleção dos títulos de literatura da cultura africana e afro-brasileira; e leitura e análise dos 61 títulos sobre a temática. Dos 360 livros que compõe os quatro acervos, encontramos 61 de temática da cultura africana e afro-brasileira, desses analisamos positivamente 12.