Poster
| Análise Linguística o que é? E qual a sua importância nas aulas de Língua Portuguesa? | Autores: Maria Rita de Cássia Rodrigues (SEC - Secretaria de Educação do Estado da Bahia) ; Marcia Oliveira Sales (UESB - Universidade do Sudoeste da Bahia) |
Resumo: Neste trabalho nós nos propomos a discutir sobre análise linguística e sua importância sua importância para as aulas de Língua portuguesa. Para tanto busca-se investigar como fazer análise linguística e quais são as contribuições para os envolvidos nas aulas de LP e os desafios. O interesse por este estudo iniciou-se nas aulas do curso de extensão na FACED (Faculdade de Educação da Bahia), em abril de 2018, com a professora Fátima Aparecida de Souza, foi daí que surgiu o empenho e que nos despertou para esta escrita. Para nos aprofundarmos no assunto buscamos nos apoiar nos estudos de Bezerra e Reinaldo (2013), que definem Análise Linguística como um dos desafios de quem se inicia nos estudos linguísticos e domina conceitos e terminologia específicas da área , também como eixo norteador das atividades didáticas, língua falada, leitura e análise linguística. Como referencial teórico e metodológico, inspiramo-nos na Avaliação em Língua Portuguesa como contribuição para a prática pedagógica na visão de Mascuschi e Suassuna (2007) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino de L. P. no Brasil (1997, 1998). ), que norteiam a prática de linguagem., e o que constitui sua história. Percebe-se assim, que nossa formação deve ser permanente, refletindo constantemente nossa prática. Como conclusão, devemos considerar a importância e centralidade dos PCN para guiar nossa prática e melhorar nossas aulas e como a análise linguística não é uma ação simples, mas deve ter sua importância reconhecida na formação de professores do ensino básico da Língua Portuguesa e no discurso desses professores, remetendo a conceitos variados como sinônimo de conhecimento gramatical e linguístico.
|
|