O ensino técnico na reforma do Ensino Médio: discurso(s) e sentido(s) | Autores: Amarildo Pinheiro Magalhães (IFPR - Instituto Federal do Paraná) |
Resumo: As discussões em torno da reforma do Ensino Médio, desde a publicação da Medida Provisória 746/2016 até a promulgação da Lei 13.415/2018, trouxeram à pauta as questões referentes à educação profissional técnica de nível médio, os chamados cursos técnicos, que passaram a integrar o quinto itinerário formativo possível para os estudantes: formação técnica e profissional. Este trabalho objetiva analisar os discursos midiáticos produzidos acerca do ensino técnico e da inserção os estudaantes no mundo do trabalho/ mercado de trabalho produzidos no processo de divulgação e debate da proposta de mudanças na etapa final da Educação Básica. Assim, com base nos estudos derivados de Michel Pêcheux e pesquisares das escolas francesa e brasileira de Análise de Discurso, procura-se problematizar o funcionamento dos discursos escritos que circularam na mídia impressa e na internet e que tematizam o quinto itinerário formativo proposto pela reforma. Para tanto, parte-se das condições de produção da supressão e retorno do ensino técnico como política pública em nível nacional na última década do século XX e início do século XX e , a partir dos conceitos de interdiscurso/memória discursiva e formação discursiva, instituem-se os gestos de descrição-interpretação dos efeitos de sentidos em torno do tema e termos mencionados, a partir do material de análise selecionado entre os textos publicação na seção “Novo Ensino Médio: opinião” na página oficial do Ministério da Educação.
|
|