Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


II-Entre cartas: uma abordagem de escrita e leitura em tempos digitais no CEFET-Varginha

Autores:
Júlia Lopes Olivier (CEFET-MG CAMPUS VARGINHA - Centro Federal de #Educação Tecnológica de Minas Gerais) ; Raul Oliveira Ferreira (CEFET-MG CAMPUS VARGINHA - Centro Federal de #Educação Tecnológica de Minas Gerais)

Resumo:

O hábito histórico e tradicional de escrever cartas, com o advento das tecnologias, perdeu-se em meio a tantas formas digitais, rápidas e compactas de estar junto e fazer-se presente na contemporaneidade. E mesmo assim, os conteúdos programáticos de ensino básico, bem como avaliações institucionais, recomendam e exigem o domínio do gênero carta, em suas inúmeras especificações. Conforme Marcuschi e Xavier (2001), e Koch (2002), Kato (2005) e Barros (2000), a prática da escrita aliada ao estudo do gênero, possibilita ao produtor do texto maior interação e produção de sentido, a partir de seu contexto. Assim, com o objetivo de dinamizar o estudo deste gênero no ensino médio técnico e tecnológico, buscou-se uma forma mais dinâmica e significativa de apreender e utilizar a escrita de cartas pessoais e argumentativas, a partir de uma atividade de extensão, em 2017, que promoveu a interação entre jovens alunos do CEFET campus Varginha e Instituto Federal do Sul de Minas, campus Três Corações. E a partir dos relatos e resultados iniciais dessa experiência, observou-se que a escrita de mão, aliada ao contexto do autor-interlocutor, possibilita ampla reflexão sobre os vários letramentos que necessitam ser trabalhados em torno do ensino e aprendizagem com gêneros textuais, registros formais de escrita e impacto do contexto tecnológico na vida de jovens estudantes de ensino médio. Com isso, a intenção deste projeto é aplicar esta dinâmica junto às escolas em torno do CEFET-Varginha, promovendo entre nossos alunos e os da comunidade, uma interação prazerosa e diferente com leitura, escrita e tecnologias, por meio do gênero carta, que possibilitem práticas e reflexões sobre a importância dos usos escolares e sociais da escrita nesta era digital, além de destacar o CEFET-Varginha como referência em atividades de extensão e apoio à sua comunidade local.


Agência de fomento:
Fapemig/CEFET-MG