Este trabalho, que se insere no projeto Gramática, variação e ensino: diagnoses e propostas pedagógicas, em desenvolvimento na UFRJ, tem como objetivos: (i) investigar o ensino de um tema específico e relevante ao ensino, a pontuação, em material didático proposto para o Ensino Fundamental da rede pública do Rio de Janeiro; e (ii) contribuir para o ensino da pontuação através da diagnose das práticas pedagógicas atuais, propondo fundamentos e atividades para o desenvolvimento de metodologias de ensino de pontuação.
Para traçar um panorama da abordagem da pontuação, pretendemos, com base em dados a serem levantados em materiais didáticos selecionados, responder a algumas questões, tais como: quais itens de pontuação foram trabalhados? Até que ponto as questões estruturais/gramaticais embasam o trabalho com a pontuação? São abordadas regras particulares, como a do emprego da vírgula? Os efeitos de sentido referentes ao uso de certos sinais de pontuação são contemplados no material?
A concepção de sinais de pontuação adotada por esta pesquisa é de Anis (1988: 246 apud DAHLET 2006: 35), que define pontuação como um conjunto de sinais visuais que “contribui para a produção de sentido, enquanto organizador da sequencialidade e indicador sintagmático e enunciativo”. Toda a investigação se desenvolverá em observação à proposta de ensino de gramática em três eixos, conforme Vieira (2014, 2017), a saber: (i) abordagem reflexiva da gramática por meio de atividades linguísticas, epilinguísticas e metalinguísticas (FRANCHI, 2006); (ii) a gramática como matéria para a produção de sentidos no texto (NEVES, 2006; PAULIUKONIS, 2011); e (iii) a manifestação de regras variáveis, de acordo com os pressupostos da Teoria da Variação e Mudança (WEINREICH, LABOV, HERZOG, 1968).