Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


UMA PROPOSTA DIDÁTICA DO GÊNERO DISCURSIVO MEME VIRTUAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO CONTEXTO DE FRONTEIRA

Autores:
Érika Tayná Gonçalves Medeiros (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Mariangela Garcia Lunardelli (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná)

Resumo:

Esta comunicação propõe-se a discutir o ensino de Português com gêneros discursivos. Para tanto, apresenta algumas atividades desenvolvidas, preliminarmente, com o gênero meme virtual, visto que, atualmente, o meme é utilizado com bastante frequência no espaço virtual. Com isso, pretende-se avaliar como o Plano de Trabalho Docente gaspariniano e o gênero discursivo meme virtual contribuem para a o ensino de língua portuguesa, em sala de aula, no contexto de fronteira de Foz do Iguaçu, em um ambiente multilíngue, pensando em um material elaborado especificamente para as necessidades de aprendizagem desse público-alvo. O trabalho ancora-se em três eixos teóricos: a) os estudos do Círculo de Bakhtin (1997, 2010, 2016); b) o eixo didático-metodológico de Gasparin (2009) e Lunardelli (2012), e c) o eixo dos estudos sobre a fronteira (práticas multilíngues e representações transfronteiriças). O conceito de meme foi criado por Dawkins (1976), o qual estabelece uma analogia entre a evolução genética (gene) e a evolução cultural (meme), definindo meme como uma unidade de informação com capacidade de se multiplicar. O meme virtual é um gênero discursivo na perspectiva do Círculo de Bakhtin, pois se trata de um enunciado com certa estabilidade, assim compreendido como “um gênero que veicula humor e que ressignifica imagens, acontecimentos, estereótipos e frases para que essa finalidade seja atingida.” (LARA, 2018, p. 73)