Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A abordagem dos gêneros discursivos segundo o ciclo Reading to learn em consonância com a Base Nacional Comum Curricular

Autores:
Cristiane Dall Cortivo Lebler (UNISC - universidade de santa cruz do sul) ; Karen Andresa Teixeira Santorum (UNISC - universidade de santa cruz do sul)

Resumo:

Desde o fortalecimento do campo da Linguística na formação de professores de língua portuguesa, o tratamento da linguagem, levando em consideração as práticas sociais das quais ela é mediadora, ganhou ênfase em detrimento do estudo da língua em seu aspecto normativo. Propostas de ensino envolvendo o trabalho com gêneros discursivos têm ganhado visibilidade, e uma profusão de modelos teóricos, metodológicos e aplicados tem sido colocada à disposição de educadores, com vistas à promoção da reflexão e da instrumentalização dos docentes, sobretudo do ensino básico, relativamente a essa “nova” perspectiva de ensino da língua. Nos últimos anos, a publicação da Base Nacional Comum Curricular tem aumentado a ênfase do ensino de língua com base nos diferentes gêneros discursivos, chamando a atenção para uma abordagem que considere também a multimodalidade. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de tratamento ao gênero aproximando a teoria dialógica do discurso e a Pedagogia de gêneros, da Escola de Sidney, por considerarmos que essa associação atenderia aos objetivos da BNCC. A fundamentação teórica tem como ponto de partida o conceito de gênero discursivo, proposto por Mikhail Bakhtin, e a Pedagogia de Gêneros da Escola de Sidney, desenvolvida por Jim R. Martin e David Rose. Como exemplo de aplicação teórico-metodológica, selecionamos o gênero artigo de opinião para desconstrução. Os resultados apontam que a convergência dessas duas abordagens teóricas potencializa a leitura e dá subsídios para uma produção escrita autônoma e com qualidade acadêmica.