Português escrito para surdos na Universidade: pesquisas, materiais didáticos e propostas de ensino | Autores: Lia Schulz (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir e refletir sobre o ensino de Português escrito para surdos no Ensino Superior. Para tanto, parte-se de uma revisão bibliográfica a fim de localizar pesquisas acerca do tema e fazer um panorama do estado da arte do ensino de escrita para surdos nesse universo. Busca-se também a presença ou disponibilidade de materiais didáticos para o ensino, que serão analisados e discutidos para somar ao mapeamento de possíveis práticas de ensino encontradas. Por fim, investiga-se se há propostas de ensino exclusivas para alunos surdos ou se o ensino de português escrito encontra-se no contexto das disciplinas de leitura e produção de textos presentes em inúmeras instituições de ensino superior. A partir dos resultados da pesquisa, pretende-se discutir as práticas de ensino encontradas e práticas possíveis para se entender como estão sendo construídos os letramentos acadêmicos dos alunos surdos nas universidades. Além disso, é essencial para se pensar futuramente na produção de materiais e de propostas de ensino e analisar que situações de leitura e de escrita estão sendo trabalhadas, que textos e gêneros são os mais comuns e quais são os mais deficitários, para que se permita aos surdos universitários o acesso pleno às práticas de leitura e de escrita que circulam no universo acadêmico.
|
|