Análise da estrutura retórica numa abordagem multimodal: a maioridade penal em sala de aula a partir de capas de revistas brasileiras | Autores: Danúbia Aline Silva Sampaio (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) |
Resumo: À luz da interface entre a Teoria da Estrutura Retórica (RST) - Mann e Thompson (1988); Matthiessen e Thompson, (1988) e Mann et al., (1992) – e a Gramática do Design Visual (GDV) - Kress e Van Leeuwen (2006) -, este trabalho tem como objetivo a análise da emergência de relações retóricas, numa abordagem multimodal, a partir do gênero capa de revista. As capas foram retiradas de um exemplar selecionado das três revistas de informação de referência no Brasil: Veja, IstoÉ e Carta Capital. Essas publicações semanais se caracterizam como grandes formadoras de opinião, as quais circulam em todo território nacional e, conforme edição escolhida, trazem como temática central a redução da maioridade penal no Brasil. A investigação dos textos selecionados foi norteada por três perspectivas de análise: (1) análise da emergência das relações retóricas entre as porções escritas do texto; (2) estudo da imagem central a partir das categorias de análise apresentadas pela GDV; (3) análise da emergência das relações retóricas entre porções escritas e imagens. A partir do estudo da emergência de relações de sentido entre modos semióticos distintos na capa, percebemos que a RST nos possibilitou não apenas apontar relações simples entre os elementos que compunham o arranjo textual dos referidos gêneros, mas, principalmente, descrever, de forma mais elaborada, como todas as partes desses textos se conectam umas às outras e se organizam na constituição de uma estrutura complexa. Destacamos ainda que, em relação ao trabalho com o gênero capa de revista em sala de aula, seja em atividades de leitura ou escrita, consideramos viável levar para as aulas de Língua Portuguesa aspectos que se referem aos “bastidores” da organização textual, apontando para nossos estudantes como cada parte do texto está conectada uma às outras e como essas várias “peças”, juntas, constroem um grande “quebra-cabeça”.
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