"A outra face – história de uma menina afegã” - a leitura e as fanfics | Autores: Cristiane Moreira da Costa (UFU - Universidade Federal de Uberlândia) |
Resumo: O ensino da Literatura na escola nos leva a uma grande reflexão acerca da formação de leitores. Diante da necessidade de se recuperar a importância dela no contexto escolar, utilizamos a sequência básica proposta por Rildo Cosson a fim de ampliar o olhar literário do aluno-leitor do ensino fundamental. Nossa proposta de letramento literário, multiletramentos e letramentos digitais está centrada na leitura do livro “A outra face – história de uma menina afegã”, de Déborah Ellis. A motivação para a elaboração dessa proposta surgiu a partir do ensino da Literatura na escola, principalmente no Ensino Fundamental. Como professora de Língua Portuguesa, vejo o quanto a literatura é deixada de lado até mesmo pelo currículo escolar, que é tratada como um apêndice na matriz curricular, porém é fundamental para o desenvolvimento da escrita e domínio da linguagem por parte do nosso aluno, para isso faz-se necessário formar uma comunidade de leitores. Assim, precisamos transformar o ambiente da sala de aula e a maneira de se trabalhar a Literatura, compreendendo seu valor e sua função social, associando-a a práticas de ensino que se dirijam à apropriação efetiva do texto literário. Sendo assim, propomos um trabalho com o livro literário “A outra face- história de uma menina afegã”, como forma de despertar o leitor-aluno para um universo capaz de capturar o leitor dentro da história com seus elementos narrativos, estimulando o interesse dos alunos pela literatura e transformando-o em (re)criador de sentido dessa linguagem através da produção de uma fanfic.
|
|