SINAIS-TERMO EM LIBRAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DICIONARÍSTICA | Autores: Ízea Folha Damasceno Santos (UFT - Universidade Federal do Tocantins) |
Resumo: O presente trabalho é fruto das indagações relacionadas à terminologia específica da disciplina Língua Portuguesa (LP) no Ensino Médio. Como língua geral, a LP abarca conceitos das mais diversas áreas do conhecimento e componentes curriculares, tais como os de História, Biologia, Matemática e pouco se tem aprofundado a respeito das especificidades do Português como disciplina obrigatória do currículo. É nosso objetivo analisar a situação desses termos especializados, em obras dicionarísticas impressas, como Capovilla (2017) e Brandão (2017), com base nas contribuições teóricas dos estudos lexicológicos de Biderman (2001), e terminológicos de Sevilla (1974) e Faulstisch (2010), Barros (2004) e Finatto (2014). Para os referenciais ligados à terminologia da Libras, trouxemos as contribuições de Tuxi (2017), Lima (2014) e Nascimento (2016). Observou-se, por exemplo, que no Dicionário Capovilla existe uma entrada para o verbete oração, apresentado apenas no sentido religioso da lexia. Entretanto, no estudo da disciplina LP, oração possui uma significação específica. Em nossa pesquisa, observamos que esse e outros termos estão contemplados como registros de língua geral. Há, pois, uma necessidade de instituição do termo, como especificidade do estudo da LP em sala de aula. A pesquisa se assume como descritiva, de base qualitativa, tendo como técnica a análise comparativa de obras lexicográficas. Levantamos 263 termos da área em estudo. No Capovilla, foram coletados 146 termos, alguns como lexias simples, a exemplo de verbo; outros, sendo lexias compostas, como classes de palavras. Alguns, ainda, relacionados ao conceito do termo. No Brandão (2017), encontramos 18 sinais dos levantados, sendo 07 referentes ao uso de língua geral e 11 relacionados ao termo. A análise girou em torno de como estão postas as entradas, as definições, os exemplos, a base lexical, as relações de dominância nas línguas de sinais, entre outras questões relevantes para criação e validação de sinais em estudos terminológicos.
Agência de fomento: UFT |
|