Poster
| O lugar dos vídeos nas aulas de português | Autores: Júlia Vieira Correia (CP2 - Colégio Pedro II) |
Resumo: Esta pesquisa analisa as aulas de português com atividades envolvendo vídeos. Os vídeos têm a característica de capturar a atenção dos alunos por ser algo dinâmico e verbo-visual. Além disso, vídeos e tecnologia fazem parte da realidade concreta dos jovens na atualidade. Por isso, trazer essa realidade para a sala, como prega Paulo Freire, é interessante. Foi perceptível, ao utilizar vídeos nas aulas, a adesão dos alunos e, principalmente, o envolvimento deles com o conteúdo trabalhado nessas aulas. Os experimentos foram feitos em diversos espaços de ensino, como o Colégio Miguel Couto (escola particular), a Oficina de Textos Bebel Pantaleão (curso privado) e o Pré-vestibular popular Fernando Santa Cruz (curso público). Para a conceituação teórica, tem-se Maria Izabel Campos Pantaleão, Nicholas Mazzeroff, Rildo Cosson e Paulo Freire, além de estudos na área da cognição, pois há a necessidade de atingir o hipocampo, com finalidade de transformar os conhecimentos em memória de longo prazo, não apenas em memória de curto prazo. Como resultados, os alunos desenvolveram a reflexão. ainterpretação textual e a argumentatividade, visto que em todas as aulas houve o momento para debate. As discussões foram mediadas, a fim de que houvesse troca e construção de conhecimento, não transferência de conhecimento.
|
|