Escrita Referenciada na graduação: o trabalho com gêneros textuais acadêmicos. | Autores: Tânia Jurema Flores da Rosa Aiub (IFRS - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL) |
Resumo: O conceito de escrita referenciada representa, no contexto desta pesquisa, a emergência de constituir um lugar de enunciação a partir do qual o graduando perceba que a escrita própria do lugar acadêmico é pautada na análise de referenciais teóricos e em saberes específicos sobre gêneros textuais. Assim, tal conceito deriva de análises sobre Tipos e Gêneros Textuais com seus lugares específicos de enunciação (espaços e cenários discursivos). Para tanto, o gêneros textuais específicos da escrita acadêmica como artigo científico, monografia, tese, dissertação, resenha, resumo são associados ao entendimento de campos de referência e de intertextualidade. Dessa perspectiva, o propósito do trabalho ora apresentado é a constituição de um conceito de escrita acadêmica que ultrapasse o entendimento do uso de normas de formatação e de citação de textos teóricos. O que se pretende construir com os estudantes é um lugar de enunciação permeado pela relação constante entre áreas de saber, entre processos históricos de constituição de saberes. Para tanto, metodologicamente apresenta-se um processo de estudos e escrita desenvolvido com acadêmicos de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul embasado na constante busca pelo desenvolvimento de textos espelhados em hipertextos, ou seja, textos multiramificados, multilineares e que pressupõem mais do que a simples resenha, sobretudo, solicitam do aluno a reflexão acerca dos alinhamentos paradigmáticos e epistemológicos que constituem conceitos e teorias. Desenvolvido sobre as bases epistemológicas da Análise de Discurso de linha pecheuxtiana, o estudo em desenvolvimento coteja ultrapassar, em sala de aula, questões da ordem da estrutura e formatação de textos para apontar um caminho de produção acadêmica, em nível de graduação, que promova cenários de debate e crítica acerca da formação de conceitos, de recortes de análise e, primordialmente, de posicionamento subjetivo.
|
|