Lançado em 2016 pelo Ministério da Educação, o Programa Português sem Fronteiras apenas teve seu primeiro curso implementado na Universidade Federal de Roraima em 2018. O presente trabalho tem por objetivo descrever experiências vivenciadas pelo atual professor bolsista durante a realização dos cursos de Português como Língua Estrangeira e discutir o papel do IsF no atual cenário do estado de Roraima, que desde 2015 lida com a imigração oriunda da crise política no país vizinho, a Venezuela. Em 2017 a quantidade de imigrantes passou a se tornar mais significativa, quando este grupo somou cerca de 12% da população da capital, Boa Vista. Atentos a este número, e sensíveis a situação destes imigrantes, é que após acordo entre a Vice-Reitoria e o Núcleo de Línguas do IsF/UFRR foi possível consolidar a parceria e ofertar o curso de PLE para uma comunidade que não fosse necessariamente acadêmica.
Entre os meses de julho e setembro foram ofertados dois cursos, sendo o primeiro, piloto, com carga horária de 16 horas e voltado para alunos e servidores da Universidade Federal de Roraima, com enfoque na leitura e produção de textos acadêmicos; e o segundo, voltado para estrangeiros na situação de imigrantes/refugiados, com enfoque na habilidade comunicativa e situações do cotidiano. Com relação à prática docente, houve uma preocupação tanto na seleção do material didático quanto na preparação das aulas, observada as necessidades reais dos aprendizes. A experiência em sala de aula e em organizar o material para o curso possibilitaram um maior envolvimento e aperfeiçoamento da prática docente.