O saber sobre a produção do gênero oral na esfera acadêmica | Autores: Fatiha Dechicha Parahyba (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) |
Resumo: A apropriação de gêneros acadêmicos pressupõe a aquisição ou o fortalecimento de saberes reconhecidos socialmente e academicamente, bem como o desenvolvimento de capacidades linguístico-discursivas requeridas para a sua produção. Com efeito, a presente pesquisa investiga os efeitos do letramento acadêmico na apropriação desses saberes na esfera universitária. Nesse sentido, em consonância com a concepção interacionista sociodiscursiva relativa à linguagem e textos (BRONCKART, 2006; 2008; SCHNEUWLY e DOLZ, 2004), as reflexões apresentadas no presente trabalho estão relacionadas com o ensino e a aprendizagem do gênero oral no ensino superior e, em especial, sobre a relevância de seu ensino sistemático e de sua incorporação nos currículos. Face ao constatado desconhecimento sobre a produção do gênero comunicação oral pelos universitários, foi desenvolvido um modelo didático ancorado no dispositivo sequência didática. Concebemos que esse dispositivo constitui um meio facilitador para a construção do saber relativo ao referido gênero acadêmico. Dessa maneira, a didatização e a “elementarização” (CORDEIRO e SCHNEUWLY, 2007) das partes constitutivas do gênero em foco foi realizada de forma a levar o aluno a elaborar seu texto escrito, que servirá de base para sua apresentação, bem como praticar e desenvolver sua capacidade de produção oral. A pesquisa é desenvolvida em uma universidade pública e federal com alunos aprendizes de língua portuguesa. O corpus selecionado para esse fim compreende as apresentações escritas no formato PowerPoint, as gravações das apresentações orais, bem como questionários avaliativos. Os resultados preliminares indicam que o desenvolvimento da linguagem e do discurso científico, que caracterizam o gênero comunicação oral, requer ensino.
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