Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


MINHA HISTÓRIA EU MESMO FAÇO: A ESCRITA DE SI COMO UM CAMINHO PARA A FORMAÇÃO DE PRODUTORES DE TEXTOS PROFICIENTES

Autores:
Rita Suzana dos Santos Oliveira (UEFS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA)

Resumo:

 

Este estudo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado, ainda em andamento, que pretende desenvolver práticas pedagógicas que contemplem a escrita de textos como objeto de ensino das aulas de Língua Portuguesa dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Deputado Luís Eduardo Magalhães, situada na sede do município de Pé de Serra- Ba. O principal objetivo da investigação é mediar, através da escrita de si, a formação de produtores de textos proficientes, visando à valorização do sujeito e de sua identidade, e ao desenvolvimento da competência escrita e da capacidade autoral dos educandos. Para desenvolver esta pesquisa-ação, recorre-se aos pressupostos do interacionismo sóciodiscursivo, por entender que uma pesquisa voltada para produção textual na Educação Básica pressupõe o envolvimento ativo dos sujeitos no processo de ensino e aprendizagem. Para fundamentar as discussões sobre concepção de escrita, o estudo ancora-se nos pressupostos defendidos por Bazerman (2017), Koch; Elias (2010), Marcuschi (2008) e outros. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, que segue o modelo de sequência didática proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) para o estudo dos gêneros textuais em sala de aula. A pesquisa também focaliza as contribuições dos estudos do campo (auto)biográfico, propostos por Josso (2010) e Dominicé (2010), para compreender a potencialidade da escrita de si nas práticas discursivas de alunos da educação básica. Espera-se alcançar, como resultados, a valorização do discente enquanto agente transformador e autor de sua própria história de vida, bem como a compreensão das práticas de produção escrita como processo e não como produto nas aulas de português.