FORMAS DE TRATAMENTO NO DISCURSO DE JOVENS DO ENSINOFUNDAMENTAL: TRADIÇÕES E RUPTURAS
Neste texto, a partir da observação e vivência em um ambiente escolar, são identificadas as formas de tratamento que ocorrem em textos dos alunos de uma escola pública municipal, analisando-as quanto à adequação de uso mediante o contexto comunicativo, uma vez que esse fator de textualidade, associado ao grau de intimidade entre os interlocutores, pode ser determinante no tratamento formal ou informal. Já o uso inadequado caracteriza desconhecimento ou descaso pelas normas sociais. Esse tema adquire relevância quando se observa que as formas de tratamento no português brasileiro parecem ter recebido, até então, pouca atenção dos gramáticos e dos estudos linguísticos, o que acentua a importância deste trabalho; observando, principalmente, o enfoque assumido: o da Linguística Funcional Centrada no Uso (LFCU). Nessa perspectiva, parte-se do ponto de vista de que são importantes e imprescindíveis os conceitos e os conteúdos de cada área, fase, ano ou série; entretanto, o professor de língua portuguesa precisa estar atento às situações sociais de uso da língua, planejando, organizando e definindo etapas que lhes deem suporte no sentido de que suas aulas não sejam baseadas apenas em um livro didático, mas que suas informações apresentem sentido ou utilidade para os educandos.