A CIDADE DE PÉ DE SERRA EM VERSOS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO LEITORA ATRAVÉS DE PRODUÇÕES POÉTICAS ORAIS E ESCRITAS | Autores: Maria Ionah de Oliveira Rios (UEFS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA) |
Resumo: Este estudo é fruto de uma pesquisa de mestrado profissional na área de Letras, ainda em desenvolvimento, que propõe uma pesquisa-ação com o objetivo geral de ampliar a competência leitora dos alunos de uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade de Pé de Serra/Ba, a partir do estudo e valorização das produções poéticas orais e escritas da comunidade na qual eles estão inseridos. Para tanto, busca-se diagnosticar as dificuldades com relação aos níveis de compreensão leitora dos sujeitos da pesquisa, a fim de elaborar uma intervenção que estimule uma prática de leitura cujo princípio fundante seja a concepção interacionista da linguagem e a produção de sentidos. Para embasar as reflexões teóricas, são discutidos princípios como práticas pedagógicas de leitura e suas implicações pedagógicas (ANTUNES, 2003), letramento literário (COSSON, 2018), relação entre linguagem, sujeito e texto (KOCH; ELIAS, 2017), entre outros tópicos. A abordagem metodológica para o desenvolvimento da pesquisa-ação, de caráter qualitativo, segue o modelo proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), que propõem o estudo do gênero de texto em sala de aula, a partir dE sequência didática. São discutidas também no estudo as relações culturais e literárias do passado e da contemporaneidade, presentes nas produções de poetas inseridos na comunidade dos educandos, a fim de promover uma valorização e uma identificação dos alunos com a produção poética local/regional. Espera-se alcançar, como resultados, a ampliação do percurso de letramento dos sujeitos, a valorização cultural e histórica da literatura produzida no município e a criação de uma biblioteca virtual que possibilite o registro das produções poéticas pedeserrenses.
|
|