Poster
| O APRIMORAMENTO DA LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL II ATRAVÉS DA LITERATURA DE CORDEL | Autores: Alana Monize Ferreira (FSLF - FACULDADE SÃO LUÍS DE FRANÇA (FSLF)_ ) ; Erisvaldo Silva Santos (UFS - Universidade Federal de Sergipe) |
Resumo: No cenário educacional brasileiro, o ensino e aprendizagem de língua materna deparam-se com diversos percalços, no tocante à leitura e à produção escrita, a serem atenuados. Assim, é preciso de uma práxis docente que proporcione melhorias significativas no domínio de tais habilidades. Nesse sentido, este trabalho objetiva aprimorar as habilidades de leitura, escrita e oralidade dos alunos do Ensino Fundamental II, mediante a abordagem do gênero textual cordel em sala de aula. Ressalta-se que a literatura de cordel amplia a representação dos valores sociais e possibilita a interface de serem expressos oralmente e materializados na escrita de cada folheto. Dessa maneira, desenvolve-se nesta pesquisa a abordagem da literatura de cordel, envolvendo aspectos intrínsecos à oralidade, leitura, escrita e reescrita das produções textuais no seio escolar. Dentre as bases teóricas que fundamentam este projeto, destacam-se os pressupostos dos PCN (1997) e da BNCC (2018); as considerações de Marcuschi (2008) sobre a produção de texto e análise de gêneros na educação básica; além dos estudos de Marinho (2012) sobre as contribuições do cordel no cotidiano escolar. A pesquisa lança mão de um aporte qualitativo de cunho experimental, em que o fazer metodológico materializou-se através de uma sequência didática que contemplou a construção de sentidos sobre os temas discutidos, a leitura, escrita, declamação e o conhecimento dos aspectos relacionados à natureza do gênero textual cordel. Os resultados apontam para significativos avanços nas habilidades de leitura, escrita e oralidade dos discentes, tendo em vista a literatura de cordel possibilitar a abordagem de temas sobre as problemáticas do âmbito social inserido, além de apresentar uma linguagem acessível, promovendo, assim, o protagonismo dos educandos através das práticas de uso da linguagem oral e escrita.
Agência de fomento: UFS/CAPES |
|