A elaboração da face religiosa como estratégia de debate: uma análise do debate presidencial, no pleito de 2018. | Autores: Marcos Dias Camelo (UFG - Universidade Federal de Goiás) |
Resumo: O presente trabalho, que também caracteriza o objeto de pesquisa em nível de mestrado, visa discutir os elementos marcantes da face religiosa como estratégia de discurso político nos debates eleitorais, no pleito para o cargo de Presidente da República de 2018. O mesmo pautar-se-á na teoria das faces de Goffman (1983), concomitantemente com a Teoria Dialogal da Argumentação de Christian Plantin (2008), visto que as faces serão elaboradas em um momento de interação argumentativa, a saber o debate eleitoral. Os debates selecionados são os ocorridos anteriores ao 1º turno das eleições, e os candidatos enfatizados serão Jair Bolsonaro (PSL), Cabo Daciolo (PATRIOTA) e Marina Silva (REDE), por estes assumirem para si uma postura religiosa fortemente marcada, ou com marcação mais moderada. Os debates foram baixados do canal oficial das respectivas emissoras televisivas que os trasmitiram no Youtube e devidamente transcritos. Das análises espera-se verificar uma apropriação e/ou construção da face de homem/mulher religiosa, em graus diferenciados, no intuito de reforçar uma face mais ampla, a saber, a face do homem e mulher honestos, dignos de confiança. Ao mesmo tempo, também se percebe, no momento em que os candidatos supracitados se encontram em interação argumentativa, a construção de argumentos que visam debater uma questão argumentativa, ou evitar fazê-lo.
Agência de fomento: CAPES |
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