Poster
| A LEITURA NA ESCOLA E NA SOCIEDADE: UM OLHAR NA DIVERSIDADE ETNICO-RACIAL | Autores: Raimundo Joćo Arnold Araśjo Farias (UERN - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE) |
Resumo: O estudo em tela está em desenvolvimento no Mestrado Profissional em Letras (UERN/CAWSL). Partimos da defesa da relevância do ato de ler para o desenvolvimento dos sujeitos na escola e na sociedade. Em fase exploratória, a pesquisa tem suscitado alguns questionamentos tais como: Por que será que, diariamente, deparo-me com alunos de pertencimentos étnicos variados, com destaque aos alunos negros, que não se sentem integrado ao espaço escolar? Quais tipos de metodologias e ações significativas podem ser desenvolvidas para o enfretamento da presente realidade? O trabalho com práticas de leitura pode suscitar a construção de ações afirmativas? Desse modo, objetivamos trabalhar estratégias de leituras com discentes do 6º ano da educação básica de uma escola pública estadual, da cidade de Fortaleza, CE. A pesquisa se desenvolve por meio de uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, de caráter intervencionista. A efetivação dar-se-á por meio da aplicação de oficinas de leituras, com gêneros discursivos diversos, os quais terão como eixo temático a diversidade étnico-racial. Teoricamente, a produção está respaldada pela Linguística Aplicada (LA), atravessada pela compreensão bakhtiniana de que a leitura, com foco na concepção interacional (dialógica) da linguagem, contribui para a formação de sujeitos os quais são vistos como atores/construtores sociais e ativos que – dialogicamente – se constroem e são construídos no discurso, considerando-se o próprio lugar da interação e da constituição dos interlocutores.
|
|