LETRAMENTO E EMPODERAMENTO DO PROFESSOR: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA FORMAÇÃO DOCENTE | Autores: Ivoneide Bezerra de Araújo Santos Marques (IFRN - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte) |
Resumo: Este estudo analisa dados de um projeto de pesquisa de estágio pós-doutoral, cujo objetivo geral é investigar o papel dos projetos de letramento no empoderamento de professores de Língua Portuguesa. De forma mais específica, elege como objetivos: mapear práticas de letramento desenvolvidas na formação de professores de língua portuguesa na esfera acadêmica; compreender como se desenvolve o currículo emancipatório no trabalho com projetos de letramento; analisar o impacto do trabalho com projetos de letramento na formação escritora de professores e alunos agentes de letramento. Do ponto de vista teórico, a pesquisa parte dos Estudos Enunciativos (BAKHTIN, 1990, 2000, 2003); Estudos de Letramento (KLEIMAN, 1995; 2006; BAYNHAM, 1995; BARTON; HAMILTON; IVANIC, 2000, LAZERE, 2005; STREET, 1984, 1993, 2006); a Pedagogia Crítica (MCLAREN, 1988, 1991, 1997, 1999, 2000, 2001; FREIRE, 1971, 1978, 1979, 1982, 1992, 1996, 2001a, 2001b, 2009; GIROUX, 1983, 1986, 1990, 1992, 1997, 1999, 2003; APPLE, 1989); e a abordagem social de gênero inspirada na Nova Retórica (BAZERMAN, 2005, 2006, 2007; MILLER, 1984, 2009). Do ponto de vista metodológico, a pesquisa se desenvolve no escopo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006; PENNYCOOK, 2006; KLEIMAN, 2002) e consiste em uma pesquisa-ação de vertente etnográfica crítica (THIOLLENT, 1985; THOMAS, 1993) que analisa os dados numa perspectiva qualitativa e interpretativista. Os resultados apontam que os projetos de letramento (KLEIMAN, 2000) podem imprimir um novo sentido às práticas de letramento no contexto de formação docente com possibilidades de reverberação disso na escolarização dessas práticas na educação básica, pondo em relevo o caráter agentivo da escrita e o papel dos gêneros discursivos na formação de agentes de letramento. A partir deste estudo, refletimos sobre o impacto do letramento na formação do professor, no intuito de oferecer contribuições à melhoria do ensino da língua portuguesa nas escolas da rede pública do Rio Grande do Norte.
|
|