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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


DO CASTELO DE PÉRIGORD À ACADEMIA: ENSAIANDO O ENSAIO NA UFRN

Autores:
Sylvia Coutinho Abbott Galvão (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo:

O ensaio, que tem resistido a qualquer tentativa de teorização, é considerado por muitos estudiosos como um gênero multifacetado, um não gênero, um antigênero e, até mesmo, um “gênero sem lei”, que se situa fora da norma e da instituição literária. Com tamanha liberdade de forma e de conteúdo, consolidada por sua absoluta irreverência ao cânon, como pode o ensaio, ao ser inserido na esfera acadêmica, negociar seu espaço com o rigor da ortodoxia científica? É possível delinear uma configuração estilístico-composicional do ensaio acadêmico/científico? E em que medida uma prática curricular de escritura de ensaios na universidade, viabilizada por uma sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004), constituiria um elemento mediador entre o saber e o fazer de alunos universitários em sua formação inicial de pesquisadores? Em busca de respostas para esses questionamentos, este trabalho tem os seguintes objetivos: delinear uma possível configuração do gênero ensaio acadêmico (na área de Letras/Linguística), considerando seu conteúdo, a sua seleção de recursos expressivos (estilo verbal) e sua estrutura composicional, a partir da análise de ensaios publicados sob a autoria de membros seniores/pesquisadores experientes da comunidade acadêmica; e divulgar uma sequência didática focalizando o ensaio desenvolvida na disciplina Leitura e produção de texto acadêmico II, componente curricular optativo do Curso de Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas da UFRN. Em termos teóricos, esta pesquisa respalda-se nos postulados do Círculo bakhtiniano (conceitos de língua/linguagem, gêneros discursivos, dialogismo), nos do interacionismo sociodiscursivo (construção de sequências didáticas) e nos dos Novos Estudos do Letramento (letramento como práticas sociais). Os resultados obtidos revelam que a referida SD proporciona aos alunos não só a transformação do seu conhecimento inicial acerca do ensaio mas também a apropriação de sua configuração estilístico-composicional, contribuindo, assim, para a formação e a autoformação de alunos universitários como pesquisadores.