Valorações e Acepções Dicotômicas de Ensino da Língua Portuguesa em Discursos: articulações semântico-axiológica e temático-composicional | Autores: Fernanda Dias de Los Rios Mendonça (UFAM - Universidade Federal do Amazonas) |
Resumo: Este trabalho apresenta recorte de pesquisa de doutorado realizada no âmbito da Linguística Aplicada e ancorada nos pressupostos teórico-epistemológicos e metodológicos do Círculo de Bakhtin e na Análise Dialógica do Discurso (BRAIT, 2010), subsidiada nos mesmos pressupostos. O objeto de estudo constituiu-se de discursos de licenciandos em Letras de uma Universidade Federal brasileira materializados em relatórios de estágio supervisionado. O objetivo geral consistiu em apreender a inteligibilidade dos sujeitos em formação docente inicial acerca do ensino da língua portuguesa na educação básica. A comunicação aqui proposta tem por finalidade focalizar, sobretudo, a articulação do estrato semântico-axiológico com o aspecto temático-composicional desses dados na constituição da estrutura discursiva dos mesmos. Deseja-se, com essa focalização, apontar (i) as vozes que atravessam os enunciados concretos; (ii) as instâncias de que elas emergem; (iii) o modo de atravessamento dessas vozes, por meio de movimentos dialógicos de aproximação e de distanciamento (RODRIGUES, 2001); (iv) as acentuações valorativas decorrentes desses movimentos dialógicos e a consequente composição dicotômica dos enunciados e (vi) as especificidades do gênero discursivo e da esfera de atividade em que se encontra inserido como fatores que incidem coerção tanto sobre o componente semântico-axiológico quanto sobre o componente temático-composicional. Pretende-se elucidar, com esses apontamentos, que as estruturas discursivas materializadas nos relatórios constituem-se por meio de visões antagônicas que reverberam dois padrões de valoração concorrentes bastante demarcados nas acepções sobre a abordagem de ensino, denunciando que as inteligibilidades desses sujeitos em formação inicial encontram-se, ainda, distantes dos referenciais curriculares voltados ao ensino dessa disciplina na educação básica e apontando, em última instância, as implicações desse achado para o contexto educacional brasileiro atual.
Agência de fomento: FAPEAM |
|