O USO DE FANFICS COMO INSTRUMENTO DO ENSINO APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA
| Autores: Lilia Mara de Menezes (UERN - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE) |
Resumo: Este trabalho surgiu como estratégias de produção de textos do gênero digital fanfics enquanto instrumento mediador e facilitador da escrita no ensino de língua materna, com ênfase no estudo dos gêneros do discurso fundamentados em Bakhtin. Fanfics são histórias reais ou imaginárias postadas em sites em que os autores produzem novas versões para um texto primário, geralmente, alterando o texto autor. Nessa perspectiva, o ato de leitura é visto enquanto prática social cuja realização ultrapassa os muros escolares. É um trabalho que concebe a leitura como prática social e a linguagem como reflexão-ação-reflexão partindo de um projeto de intervenção para a produção escrita. Trata-se de uma pesquisa sincrônica de base qualitativa interpretativista, com alguns recortes quantitativos. O corpus de análise constitui-se de 35 textos escritos em sua versão final, oriundos da leitura inicial e de três reescritas da trilogia composta pelas obras “Como eu era antes de você”, “Ainda sou eu” e “Depois de você”, de Jojo Moyes (2013). Os participantes da pesquisa são 35 alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Governador Dix-Sept Rosado (RN/BRASIL). Os resultados evidenciam que alunos do ensino fundamental são criativos e produtivos na escrita de textos, desde que essa atividade parta de temática de seu interesse.
Agência de fomento: (UERN/PROFLETRAS/CAWSL) |
|