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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: USOS DE BIBLIOTECAS ESCOLARES

Autores:
Cleide de Araújo Campos (UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto)

Resumo:

O presente trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado realizada na Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP, intitulada “Letramento literário e bibliotecas escolares: uma pesquisa exploratória no município de Ouro Preto - MG”. Este estudo teve por objetivo identificar, por meio de entrevistas com a comunidade escolar (professor (a) bibliotecário(a), usos das bibliotecas escolares em promoção do letramento literário dos alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ouro Preto. Delineamos os objetivos  alcançados para o êxito da pesquisa, como: a) Compreender como as professoras têm cumprido seus papéis de mediadoras de leitura literária na promoção do letramento literário; b) Conhecer o uso da biblioteca escolar no que tange à formação do leitor literário, por meio de depoimentos dos sujeitos entrevistados; c) Analisar as práticas culturais que envolvem leituras acontecidas no ambiente da biblioteca escolar. No âmbito desta pesquisa, questionamos: Em que medida as bibliotecas têm contribuído para o processo de letramento literário dos alunos? Quais práticas pedagógicas têm sido adotadas pelas bibliotecas no que tange à competência leitora dos alunos? Quais estratégias de leitura e incentivos à leitura literária têm sido propostos? As bibliotecas escolares têm sido organizadas como espaços prazerosos de leitura? Os bibliotecários e auxiliares de bibliotecas têm cumprido seus papéis de mediadores de leitura? O embasamento teórico-metodológico da pesquisa está alicerçado em trabalhos como os de Soares (1998), Paulino (2001), Cosson (2016), Souza (2009) e Corrêa (2017), dentre outros. Elegemos como instrumentos de coleta de dados para o desenvolvimento deste estudo entrevistas semiestruturadas, documentos como o regimento escolar e o Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas selecionadas, com o intuito de fazer uma análise e interpretação das concepções e práticas de leituras e o uso da biblioteca escolar em prol da formação do leitor literário.