REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO SUPERIOR EM MINAS GERAIS | Autores: Juliane Gomes de Oliveira (UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS) |
Resumo: O presente trabalho analisa as atuais propostas de exercício docente apresentadas na Faculdade de Pará de Minas, situação no Estado de Minas Gerais, Brasil. O objetivo deste é discutir como os professores do ensino de Língua Portuguesa da faculdade constroem o conhecimento dessa área junto com os discentes do curso de Letras. Para isso, discutiu-se sobre concepções de autores legitimados na área, como Gatti (2001), Freire(1996), Oliveira (2003), Perrenoud (19930, entre outros. Além disso, buscamos problematizar sobre o fazer docente e seus desafios na atual conjuntura da educação superior no Brasil. Como análise, verificamos que são muitos os desafios para a formação de professores de Língua Portuguesa no ensino superior, percebemos que os cursos de licenciatura, em geral, ocupam nas Universidades lugares desprestigiados e são oferecidos, em sua maioria, por instituições isoladas de ensino superior cuja qualidade é, no mínimo, questionável. Além disso, a ausência nos cursos e instituções, de um perfil profissional do docente a ser formado juntamente com a falta de integração das áreas de conteúdo e das disciplinas pedagógicas dentra de cada área contribuem para a desqualificação dos cursos de licenciatura. Sendo assim, acreditamos que para a melhoria da formação dos graduandos em Letras se faz imprescindível que a valorização da educação chegue na educação básica do ensino brasileiro, com maior financiamente de políticas públicas para os futuros docentes e formações continuadas para os docentes já formados, e, em específico -tema deste artigo-, para àqueles que destinam sua carreira no Ensino de Lingua Portuguesa, sabendo que o professor tem a função de formar seres éticos e transformadores.
|
|