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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
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PESQUISA-INTERVENÇÃO E A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA POR ALFABETIZANDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores:
Juliane Gomes de Oliveira (UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS)

Resumo:

O presente estudo faz parte de uma pesquisa de doutoramento e procura avaliar o impacto que o Programa de Intervenção com Escrita Inventada (espontânea) têm na aquisição da linguagem escrita com o público jovem e adulto e idoso, na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte/Minas Gerais/Brasil. Assim, a investigação verifica a eficácia do Programa desenvolvido em pequenos grupos, tanto no desenvolvimento da escrita, como também da leitura oral de palavras. A pesquisa  baseou-se no conjunto de investigações produzidas pelo grupo de pesquisa ‘Literacy Practices and Written Language Acquisition’, do Departamento de Psicologia da Educação/Instituto Superior de Psicologia Aplicada – ISPA/Lisboa, que é coordenado pela Profª.Drª. Margarida Alves Martins. Há aproximadamente três anos, vem constituindo-se na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, um intercâmbio Portugal-Brasil com o objetivo de ampliar as investigações experimentais sobre Programas de Escrita Inventada. Ressalta-se que o campo de estudo da escrita espontânea possui maior tradição em Portugal e, por isso, atualmente o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - CEALE vêm investindo nesse campo, com professores que observam a escrita espontânea em crianças, e, esta investigação é a primeira que trata da observação da escrita inventada inicial em estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Os resultados, ainda em análise, já evidenciaram, ao nível da escrita, diferenças significativas entre os grupos experimentais com maiores reflexões sobre a escrita de palavras, além de fatores positivos relacionados à interação e aprendizagem. Contudo, em nível estatístico, não foram encontradas diferenças significativas no desenvolvimento da escrita de palavras, podendo ser justificado pelo fato do Programa trabalhar diretamente com leitura e escrita, e a alfabetização de jovens e adultos possuir especificidades que não são contabilizadas em resultados com perfil quantitativo.


Agência de fomento:
CAPES