O SURDO E OS USOS DO PORTUGUÊS COMO RECURSO COMUNICATIVO NOS ESPAÇOS SOCIAIS DIGITAIS | Autores: Simone Lorena da Silva Pereira (UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) ; Maria da Penha Casado Alves (UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) |
Resumo: Este trabalho pretende analisar o papel do português nas práticas de linguagem de surdos no Espaço Social Digital (ESD) considerando essa língua como um recurso comunicativo em tempos intersticiais e efêmeros. Ao problematizar tais práticas discursivas no contexto pervasivo, híbrido, descentralizado e nômade, que marca a contemporaneidade, evocamos a importância de pensar diferente diante das exigências de o surdo ser proficiente em sua segunda língua assim como o falante nativo. A construção dos dados foi realizada a partir da análise dos resultados de minha pesquisa de mestrado em que o professor da Disciplina de Fonética e Fonologia da língua de sinais realizou atividades com os estudantes do Curso de Letras:Libras, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), na sala de aula presencial e na rede social facebook. Para tanto, a pesquisa ancorou-se no entendimento de linguagem, como fenômeno ideológico e axiológico, do círculo de Bakhtin e nas discussões de Moita Lopes sobre os usos transidiomáticos do português em meios midiáticos. As interações nos ESDs demonstraram que é importante considerar as estratégias utilizadas pelos surdos para se comunicarem em português em meio a essas tênues fronteiras culturais que marcam a heterodiscursividade. E, ainda, a necessidade de repensar as epistemologias teóricas que constroem nosso entendimento sobre o português, principalmente, no que se refere aos usos que os sujeitos surdos estão fazendo dele, pois estão transitando nesses inter-lugares, interagindo discursivamente nas duas línguas (português e a língua de sinais) e dando ênfase ao fator determinante para a interconexão dos nós da rede: a comunicação social.
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