TANDEM LIBRAS/ PORTGUÊS, APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM FOCO. | Autores: Ronny Diogenes de Menezes (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) |
Resumo: Um problema que as pessoas com surdez têm enfrentado é a aquisição de uma língua de modalidade oral. O Português, tem se tornado um objeto de difícil compreensão por muitos surdos, e isso tem resultado em um baixo desempenho na modalidade e escrita dessa língua. Com o objetivo de contribuir para a aquisição da língua Portuguesa por pessoas surdas e consequentemente a aprendizagem da Libras por ouvintes, esse trabalho tem o objetivo de expor uma proposta de utilização do Tandem face a face como mediador desse processo. Para isso, nos pautamos em uma formação sociocultural proposta por Vigostky (1978), operação global do ensino de línguas e modelo fractal de aquisição de línguas de Almeida Filho (1993) e Menezes (2012). Com isso, utilizamos o recurso de interações presenciais entre surdos aprendizes da língua portuguesa e ouvintes aprendizes da Libras. A cada encontro um tema de interesse mútuo é exposto através de um vídeo ou notícia de jornal e serve de base para o diálogo nas duas línguas alvo do processo. Essa interação possibilitará a comunicação utilizando a modalidade escrita do português e a Libras. Com esse processo de aprendizagem colaborativa, é possível perceber que os surdos estão se familiarizando com a língua portuguesa em contextos reais de comunicação e através disso podem aprimorar a sua escrita. Além disso os ouvintes podem utilizar a Libras de forma prática e com isso se conectar à cultura surda.
|
|