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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


SABERES EM LEITURA A PARTIR DO ESTUDO DOS DESCRITORES DO ‘SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO SisAPTO’: PERCURSO DE PROFESSORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO TOCANTINS NA CONSTRUÇÃO DE UNIDADES DIDÁTICAS

Autores:
Juliane Pereira Sales (UFT - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS)

Resumo:

Apresentamos a pesquisa-ação desenvolvida sobre o tema ‘saberes docentes em leitura a partir do estudo dos descritores da Avaliação de Língua Portuguesa do SisAPTO’, aplicada ao 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola tocantinense, orientada pela professora Dra. Isabel Cristina Auler Pereira (UFT) no contexto do PROFLETRAS-UFT. A investigação objetivou contribuir com a construção de saberes em leitura por professor das séries finais do Ensino Fundamental de escola tocantinense, propondo como percurso a produção de unidade didática (UD), a partir de descritores padrões da ‘Avaliação de Língua Portuguesa do SisAPTO’. A pesquisa veio em resposta às dificuldades dos professores tocantinenses para elaborar atividades de leitura mais produtivas ao desenvolvimento das habilidades requeridas dos alunos na avaliação de Língua Portuguesa. A metodologia de investigação é a da pesquisa-ação apresentada em Thiollent (2008), complementada em Pimenta (2005) e outras referências. O estudo de caso (DE DEUS et. al., 2010) e fundamentos sobre saberes docentes (TARDIF, 2004; GAUTHIER et.al., 2016) também informaram a proposta de investigação. Em colaboração com a professora do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada no município de Ananás, região Norte do Tocantins, realizamos o planejamento de atividades de leitura fundamentadas no estudo dos descritores D4, D12 e D22 da Avaliação de Língua Portuguesa do SisAPTO e textos de referência, propostas na unidade didática ‘Lendo fatos, aprendendo sobre notícias’. As reflexões teóricas e metodológicas realizadas com a professora do 9º ano durante o percurso de elaboração da Aula 01 da unidade didática, assim como, os direcionamentos discutidos com a docente para sua aplicação em sala de aula, resultou na construção de conhecimentos fundamentais sobre o SisAPTO, suas diretrizes e propósitos avaliativos para aprendizagem de leitura no 4º ciclo do Ensino Fundamental, favorecendo a ampliação do letramento docente sobre o ensino de leitura em língua.


Agência de fomento:
CAPES