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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


PORTUGUÊS LÍNGUA DE ACOLHIMENTO: POR UMA AMPLIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM NO BRASIL

Autores:
Isabel Muniz Lima (UFC - Universidade Federal do Ceará)

Resumo:

O contexto atual de aumento da chegada de migrantes no Brasil estimula a reflexão sobre o ensino e a aprendizagem do português como língua de acolhimento. Com suas diversas especificidades, esse contexto de ensino e de aprendizagem de português merece ampliação no que diz respeito à investigação e à criação de objetos de aprendizagem. Nessa perspectiva, este artigo visa esclarecer algumas particularidades do cenário em que se insere o português como língua de acolhimento, além de apresentar algumas pesquisas realizadas nesse sentido. Sob essa ótica, serão apresentadas experiências em Portugal (MARQUES, 2015) e na França (HERVÉ; ANDRÉ, 2018) dentro do contexto de língua de acolhimento para que seja feito um paralelo com a situação brasileira (PEREIRA (2017). No âmbito europeu, percebe-se um avanço em relação ao Brasil, tanto no que diz respeito às políticas públicas quanto no que se refere ao desenvolvimento de material de ensino. Essa realidade contrasta com as dificuldades que o Brasil enfrenta para contemplar a necessidade de formação, cada vez maior urgente, de falantes em contexto do português como língua de acolhimento. De acordo com a investigação realizada, bem como levando em consideração a situação atual de imigração no país, percebe-se que há necessidade de ampliação das ofertas de formação e de cursos para os cada vez mais frequentes migrantes que chegam ao solo brasileiro em caráter emergencial.