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| O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL PELO VIÉS INTERCULTURAL | Autores: Rodrigo Ueslei do Nascimento Silva (INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos) |
Resumo: Este trabalho consiste em uma atividade de iniciação científica com alunos do curso de Pedagogia Bilíngue do Instituto Nacional de Educação de Surdos, polo UFBA, para o desenvolvimento de sequências didáticas no ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para crianças surdas na educação infantil, vinculada ao gênero textual história infantil. O ensino deste idioma requer, grosso modo, um investimento na formação na educação no ensino superior, incluindo a língua portuguesa como segunda língua para surdos como objeto de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de formação de professores para a educação básica. Trata-se de uma pesquisa do tipo quali-quanti que utiliza a análise documental como metodologia. Aporta-se nos referenciais teóricos de Fernandes (2007), Lei 10436/2002, Decreto 5626/2005 Mendes (2004; 2011), o Plano Nacional de Educação (2014) Almeida Filho (2018). Nosso trabalho busca problematizar aspectos relevantes sobre a construção curricular específica do Português intercultural e elaboração de materiais que contemplem as especificidades linguísticas de estudantes surdos, consonante com as metas propostas pela Lei 13.005/PNE (2014), priorizando o acesso à educação infantil na perspectiva bilíngue e a transversalidade da educação especial nessa etapa da educação básica. Espera-se que este trabalho possa ampliar a discussão sobre o ensino/aprendizagem do português para surdos, a partir da Abordagem Comunicativa Intercultural.
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