Acredita-se no valor da Educação Literária, por encontrar em seu texto o amalgamento do passado no presente, e mesmo hipóteses para o futuro. Questões de outras épocas estão presentes em nossos dias, e a literatura é o lugar ideal para fazer a viagem no tempo possibilitada por essa ligação, viabilizando melhor compreensão do hoje. Este trabalho objetiva evidenciar a oportunidade do renascimento de um texto e de um leitor com leituras de textos dos Sermões do Padre Antonio Vieira, jesuíta que viveu no Brasil e na Europa no século dezessete, em que o autor combate a corrupção, problema que continua a afligir nossos dias. Cabe então compreender que o texto de Vieira venha a (re)existir na sala de aula, pois a distância temporal lhe encaminhará outros desvendamentos, ou leituras. Igualmente, o leitor, deslocado de seu cotidiano para um espaço temporal distante, terá possibilitada sua (re)existência na posição privilegiada de espectador, ou onlooker, do seu tempo presente. A pesquisa busca inicialmente definir a palavra “corrupção”, de modo a fundamentar a base conceitual do trabalho. A seguir faz uma revisão sobre a Literatura, apresentando suas funções e enfatizando a importância do papel de observador. Foram buscados então fragmentos dos Sermões de Vieira que tratassem diretamente da corrupção. Esse material constitui o corpus do trabalho, em que é fácil reconhecer as aflições do autor retomadas em nossos dias, e essa percepção do cotidiano em um texto escrito há tantos séculos abre possibilidades de surgimento de um novo olhar, fruto de uma visão de mundo ampliada, refeita. Acredita-se no valor pedagógico dessa leitura, que traz uma contribuição para a proposta de educação pela literatura.
PALAVRAS-CHAVE: literatura; Padre Antonio Vieira; educação; corrupção.