Poster
| O TEXTO LITERÁRIO E SUA FUNÇÃO SOCIAL: DA FICÇÃO À REALIDADE | Autores: Letícia Beltrame Alves (UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso) ; Vanesa Aparecida de Oliveira (UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso) |
Resumo: Com o presente trabalho busca-se investigar a contribuição do texto literário na formação do leitor. Desvendar os mistérios do texto e dele fazer possíveis conexões com a realidade é uma atividade complexa. O leitor passa por um processo lento, árduo, gradual e constante, pois saber ler não é apenas saber decifrar palavras. Ler também é retirar a essência do texto e isso depende da vontade que o leitor tem para aprender e descobrir. Desta forma, o costurar sentidos a partir da leitura, independentemente dos caminhos tomados pelo leitor para sua significação, permite que o texto seja recriado e enriquecido por meio de diferentes olhares.Com intuito de incentivar os jovens leitores por meio de textos literários que, podem resultar na construção de sentidos significativos, fazendo-os questionarem sobre questões que envolvem questões reais do dia a dia, foi selecionados os contos: Chapeuzinho Vermelho, de Charles Perrault (1697) e Bicho Papão, de Paulo Sesar Pimentel (2010). Ressalta-se que esta pesquisa é de cunho bibliográfico e buscou-se através destes contos, propor possíveis atividades para o letramento literário a partir das orientações presentes no livro “Letramento Literário – teoria e prática ”, de Rildo Cosson (2016). É importante ressaltar que a escolha do conto Bicho Papão, de Paulo Sesar Pimentel (2010) é pertinente não apenas por seu caráter social, mas por acreditarmos nas produções literárias da produzidas no estado de Mato Grosso devem ser trabalhadas nas escolas, valorizando assim os escritores e produções da nossa região.
|
|